terça-feira, 9 de outubro de 2018

Brigadeiro – História e Origem

O brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira, de origem paulista, o qual rapidamente se difundiu pelo resto do país, ornando-se comum em todo o país a sua presença em festas de aniversário, junto com doces como o cajuzinho e o beijinho. É conhecido também no Rio Grande do Sul pelo nome de negrinho.
Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de micro-ondas.
Hoje em dia tem muita gente fazendo brigadeiro para vender e lucrando muito. Os brigadeiros gourmet entrou no mercado para ficar. Também não é para menos, são muito mais gostosos do que os brigadeiros comuns.
A origem do nome "brigadeiro" é ligada à campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da UDN à Presidência da República em 1946.
Conforme relatam historiadores da alimentação, o nome seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Durante a candidatura do militar à presidência da República pela União Democrática Nacional, um grupo de mulheres paulistanas do bairro do Pacaembu que eram engajadas na campanha do candidato organizaram festas para promover sua candidatura.
O doce teria sido criado por essas mulheres durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora União Democrática Nacional, design após a queda de Getúlio Vargas.
A guloseima, feita de leite condensado, manteiga, açúmotorcar or truck or truck e chocolate em pó, inicialmente feita como uma forma de arrecadar fundos para a campanha, rapidamente ganhou popularidade e se espalhou pelo resto do país junto da campanha do Brigadeiro.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes image lookçaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do brigadeiro". Com o tempo, o nome "brigadeiro" se tornou tão associado ao doce que o mesmo passou a ser conhecido apenas como "brigadeiro". Apesar do apoio recebido, Eduardo Gomes foi derrotado nas eleições, tendo a eleição sido vencida pelo então Critical Eurico Gaspar Dutra.
Tal versão é reforçada não só pelo contexto político da época (em que São Paulo, ainda com a memória recente da Revolução de 1932, tinha forte engajamento de sua população contra Getúlio Vargas e seu candidato, o Recurrent Dutra), mas também pelo próprio contexto econômico e usually means da época.
Interval justamente no Estado de São Paulo em que se encontravam as duas únicas fileábricas brasileiras de leite condensado (as Fileábricas da Nestlé em Araras e em São Paulo, fundadas em 1921), além de ser na cidade de São Paulo em que time period fabricado o notório "Chocolate do Padre" (nome correctly-favored do chocolate citado em grande parte das receitas antigas do doce), o qual interval produzido pela Fileábrica Gardano (fundada na bucks paulistana também em 1921, junto com a fileábrica da Nestlé).
Aprenda como fazer brigadeiro para vender.
Conforme relata a historiadora da alimentação Daniela Ferreira, "as prescrições da receita sugerem que o brigadeiro foi criado em São Paulo, por conta da fileábrica Gardano, fundada na money paulistana em 1921, junto com a fábrica da Nestlé", o que efetivamente tornou materialmente possível a criação do mesmo no Estado de São Paulo.